1.10.05

É assim que o PS quer tirar Alhos Vedros da gaveta!

É com medidas inócuas que o PS pretende sacudir o ‘marasmo’ em que Alhos Vedros se encontra. Analisando uma-a-uma apenas posso concluir que este PS Moita é excelente para o Show-Off mas depois capitula quando se trata de passar à acção!

Como não sou adepto de 'posts' longos, pois contínuo a preferir a leitura no papel, hoje apenas abordarei o primeiro conjunto de medidas relativas à modernização dos serviços e da participação cívica.

Medidas para modernizar os serviços e aumentar a participação cívica (talvez melhor que participação cidadã):

A JUNTA NA INTERNET
A página da CMM (www.cm-moita.pt) já dispõe de uma caixa postal para sugestões e da possibilidade de subscrever uma newsletter sobre o concelho entre muita informação útil, mesmo sobre Alhos Vedros!
Não seria melhor aproveitar algo que já existe, que dispõe de imensa informação, já é utilizado e que francamente tem um grafismo atraente e funcional e criar dentro da página da CMM uma área reservada a cada uma das Freguesias?
A utilização da Internet e nomeadamente a criação de sites não significa que se venham a verificar melhorias nos serviços nem sequer na comunicação entre munícipes e autarcas. As melhorias só se verificarão se realmente houver quem seja responsável pela actualização e que esta seja uma constante e não fique esquecida na gaveta, após um período de euforia inicial.
Esta medida, fácil de implementar, poderá ser uma mais valia (para os que usam a Internet e são poucos, infelizmente…) mas inócua e sem resultados para a maioria da população.
De qualquer forma uma das melhores aqui apresentadas, mas claramente insuficiente.

LINHA DO ALHOSVEDRENSE
Esta linha, que nada tem a ver comigo, já existe em parte nomeadamente a linha para resolução de avarias de águas e esgotos (212 890 209) e a Linha Verde do Ambiente: 800 202 323… Tudo isto está na página da CMM na Internet!
Aqui nada de novo... e... também há o número da JFAV (212 040 256)!

CAIXA DE SUGESTÕES
Esta medida é válida… mas mais uma vez acho que o fundamental, mais que um sítio para se deixar as ‘reclamações’, é que estas tenham seguimento, e quanto a isto o PS nada pode garantir! Ou pode?

LIVRO DE RECLAMAÇÕES
Ou o actual executivo da JFAV cometeu alguma ilegalidade ou anda alguém distraído:
‘RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS Nº 189/1996
DR nº 276, I-B Série de de 28.11.1996, Presidência do Conselho de Ministros
Determina que todos os serviços e organismos da Administração Pública no âmbito das actividades exercidas ao abrigo do nº 2 do artº 2 da Lei 24/96, de 31 de Julho, adoptem até final de 1996 as medidas adequadas a dar cumprimento ao disposto naquele diploma, em especial no que respeita à qualidade dos bens e serviços, à protecção da saúde, da segurança física e dos interesses económicos dos consumidores e à informação. Para esse efeito, os referidos serviços e organismos devem, designadamente, afixar nos locais de atendimento os preços ou taxas dos bens e serviços que forneçam ou prestem e adequar o conteúdo dos contratos de adesão aos princípios da igualdade material dos intervenientes, da lealdade e da boa fé nas relações pré-contratuais, na formação e na vigência dos contratos. Obriga os mencionados serviços e organismos a adoptar o livro de reclamações, a partir de 1 de Janeiro de 1997, nos locais onde seja efectuado atendimento de público, inserindo diversas disposições para o efeito. O modelo de livro de reclamações será definido por portaria do membro do Governo que tutela a Administração Pública.’

JORNAL DE ALHOS VEDROS
Criam o Jornal de Alhos Vedros e que fazem ao Boletim da JFAV?
O PS que tanto defende a iniciativa e capacidade de gestão dos privados não acredita nos Alhosvedrenses?
Esta realmente parece-me a medida mais redundante e absurda das cinco apresentadas, pois não só pretende substituir algo que já funciona, o Boletim da JFAV, como pretende ocupar o lugar, merecidamente conquistado, pelo Jornal ‘O Rio’! Não seria melhor se proporem a trazer de volta a redação de ‘O Rio’ para Alhos Vedros?
O PS se ganhar acaba com tudo o que a CDU fez? Mesmo as boas medidas e as actividades que funcionam?

Para não me tornar prolixo nos próximos dias (ou horas) abordarei cada uma das outras medidas.

De qualquer forma, não estou surpreendido!

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Para quem se afirma não-alinhado e não formatado, até que só bate para um lado caro Alhosvedrense.
Tem receio de que o Vigilante também apareça por cá ?
Experimente lá bater em mais alguém e não só no PS, para ver se a sua linha não é sempre a mesma.

Alhosvedrense disse...

AV1,
Tenho de começar por bater em alguém!
Mas se acha que a minha análise não está correcta use o contraditório!
Saudações Alhosvedrenses!

Anónimo disse...

o av1 sonha cmg, até vem ao alhos vedrense falar de mim e tentar intimidar o alhosvedrense

Vigilante