29.4.05

Instituições Alhosvedrenses - Misericórdia

Com mais de 500 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros (SCMAV), umas das mais antigas do país, desempenha um papel de relevo no apoio social do concelho.
Além dos centros de dia e lares para idosos, ainda detém e gere creches e centros de actividades de tempos livres para os mais novos e como se não bastasse é um dos maiores empregadores do concelho, com relevo na criação de empresas para re-insersão de desempregados!
É uma obra que merece louvor e é, tal como a SFRUA, por exemplo, umas das instituições das quais os Alhosvedrenses deverão ter orgulho!
Soube recentemente que um dos projectos em curso visa a recuperação do Hospital, que sempre fez parte do património da SCMAV, tornando-o num Hospital de Cuidados Continuados, que de forma simplista, é um hospital para prestar cuidados e internamento(?) a doentes crónicos.
A existência de um hospital, além de criar emprego, é prestigiante para Alhos Vedros! Espero que a SCMAV consiga levar por diante mais este projecto!
A criação de uma Farmácia Social poderia ser um projecto a concretizar, também, pela SCMAV, integrando-se perfeitamente no objecto desta instituição!

27.4.05

Vinha das Pedras

A Vinha das Pedras é um dos recantos 'perdidos' da Freguesia! Está literalmente entalada entre a linha do comboio e a estrada que liga Alhos Vedros ao Vale da Amoreira!
Os únicos equipamentos que o Bairro dispõe são o parque infantil, degradado, e, literalmente, dois bancos para os idosos, com um telheiro singelo para os proteger do sol ou da chuva!
Aparentemente a JFAV irá contemplar um espaço, digno, para estes idosos na recuperação do Parque Infantil!
Um dos problemas que os habitantes deste bairro enfrentam, à semelhança dos do Bairro Gouveia, Vila Rosa e Arroteias, é o atravessamento da linha férrea!
É verdade que a Linha do Sado, no seu troço Barreiro-Pinhal Novo já viu melhores dias, mas acho que quer a JFAV, quer a CMM deveriam actuar junto da REFER de modo a que se colocassem duas a três passagens desníveladas entre a Vinha das Pedras e as Arroteias, evitando-se o atravessamento da linha.
A construção de um Supermercado MODELO no terreno das antigas instalações da Corticeira Ibérica irá certamente pontenciar a passagem de pessoas pela linha, aumentando significativamente, o risco de acidente! Em última instância que tal a CMM negociar com a SONAE a construção de uma passagem desnivelada.
Já agora, junto ao ínicio da Vila Rosa encontra-se uma passagem aérea desmontada! Alguém me sabe dizer porque razão nunca foi instalada?
Não seria justo fazer uma publicação sobre a Vinha das Pedras sem falar no Vinhense. Esta simpática colectividade de Bairro tem conseguido resistir às crises do associativismo, na freguesia e concelho, sendo um importante pólo de futebol jovem! Parabéns!

25.4.05

Missão Possível!

Missão cumprida!

Afinal as obras de requalificação da Praça da República ficaram prontas para as comemorações do 25 de Abril!

Esta é, sem sombra de dúvida, uma obra que valoriza a Vila!
A meu ver esta intervenção, além de embelezar e requalificar uma zona que se encontrava pouco cuidada, vai, ainda, obrigar a reduzir a velocidade da circulação automóvel no interior de Alhos Vedros e acrescenta de forma ordenada alguns lugares de estacionamento (cerca de vinte lugares em frente da entrada do Lar Pedro Rodrigues da Costa) e ainda mais alguns ao longo da Rua 5 de Outubro.

Só fica a faltar a alteração do percurso dos autocarros, que a meu ver, vão ter um efeito perverso no estado de conservação da calçada!

Ficam a faltar, também, umas chuvadas para limpar o pó de pedra que cobre toda a zona das obras! Mas isto só o S. Pedro poderá resolver!

25 de Abril sempre!

Numa época em que damos tudo como adquirido, é bom não esquecermos esta data!
Alguns excessos poderão ter sido cometidos, no calor da Revolução, mas nada se assemelha ao que foi cometido durante o tempo da ditadura!
Muitos lutaram, com os meios que lhes eram possíveis, para que hoje possamos eleger os nossos representantes e gritarmos bem alto aquilo que nos vai na alma!
A memória é curta e muitas vezes só valorizamos as coisas simples da vida quando já não as temos!
O 25 de Abril não pode ser banalizado!
O 25 de Abril não deve ser esquecido!
Viva o 25 de Abril!

21.4.05

Entretanto em Espanha...

'Congresso espanhol aprova casamento entre homossexuais'
21.04.2005 - 19h23 Reuters, PUBLICO.PT


Eleições autárquicas - Tomada de posição.

Tomando como inspiração a tradição da imprensa britânica, e assumindo as consequências desta decisão, declaro que até ao dia das eleições o Alhosvedrense terá uma posição de apoio aos candidatos da CDU no concelho.
Uma das principais razões desta minha decisão é o claro favorecimento que, em minha opinião, o Jornal da Moita dá à candidata do PS à CMM!
Mas, que esperar de um jornal que se denomina ' Semanário Independente da Moita e Baixa da Banheira'?

Missão (quase) Impossível!

Terminar as obras da Praça da República até ao dia 24 de Abril, parece-me ser uma missão (quase) impossível!
Aceitam-se apostas!

19.4.05

Alhos Vedros - Cronologias II

'Ano 1363 - O concelho do Ribatejo tinha dois juízes, um em Alhos Vedros e outro em Alcochete'
in: 'Retrato em Movimento do Concelho da Moita, CMM, 2004'

14.4.05

Progressista?

O 'progresso' ainda não chegou a Alhos Vedros! Entretanto na Moita abre mais um supermercado de uma cadeia multi-nacional Alemã!
Ainda não temos super nem hipermercados de nenhuma cadeia nacional ou estrangeira nem nenhum restaurante ou bazar Chinês!
Na verdade os 'comerciantes tradicionais' também não sabem evoluir e oferecer serviços e produtos que façam a diferença! Já que não podem competir em preço, que compitam em serviços!
Salvo excepções que subsistem, maioritáriamente, graças ao livrinho de créditos (vulgo fiado)! Afinal esta é uma forma de diferenciação!
Generalizando, e se se cumprirem a instalação de todos os super e hipermercados com licença atribuída, e que se não estou em erro, são muitas dezenas só na margem sul, caminhamos para ser o país dos super e hiper mercados!
Qualquer dia os americanos do Wallmart ou os franceses do Carrefour 'abarbatam' a distribuição da SONAE e lá começamos a carpir que nos compram tudo (se bem que eu acho que os outros só compram porque alguns de nós vendem!)... entretanto... fecham mais algumas, das poucas lojas de comércio tradicional que subsistem!

... mas a Alhos Vedros, felizmente, ainda não chegou o progresso...

Aguardo a abertura do primeiro restaurante chinês e depois de algum bazar, daqueles que vendem todo o tipo de inutilidades e que estão abertos das 8 às 24 horas de Segunda-Feira a Domingo!

Faltou planeamento!

Aproveitando a deixa do AVP, nomeadamente a publicação 'Alhos Vedros, Vila Arco-Íris':

Se bem me recordo a intervenção que está a ser alvo a Praça da República é a grande intervenção na Vila desde há muitos anos!

O que realmente não gosto em Alhos Vedros é a falta de planeamento, nomeadamente a existência de zonas indústriais que funcionam como 'blocos' à expansão da vila dando, a quem chega a Alhos Vedros, uma imagem de decadência e falta de planeamento.

Quem entra em Alhos Vedros vindo da Baixa da Banheira a primeira imagem com que se depara são as ruínas da antiga Corticeira Ibérica, seguindo-se o Parque das Salinas, 'devidamente' enquadrado e delimitado pelos defuntos armazéns da GEFA e sucedâneas.
A mesma imagem têm quem entra em Alhos Vedros pela passagem desnivelada, vindo do Vale da Amoreira!
Quem chega vindo da Moita depara em primeiro lugar com as instalações abandonadas da Fristads e depois com as ruínas da Helly-Hansen (posteriormente e na sua fase decadente denominada Norporte). Como se não bastasse, ainda existe o cais de desmantelamento de navios no outro extremo da Vila! Se pelo menos as fábricas laborassem...

Por isso me debato para que se requalifiquem as zonas já construídas, nomeadamente o centro, e já agora que se evitem urbanizações como a Vila Verde, que realmente não aparenta nem qualidade de construção nem qualidade das zonas envolventes!

25 de Abril

Ainda não vou fazer nenhum comentário relativamente a mais um aniversário da Revolução!

O dia 25 de Abril é a data limite para terminar o caos da circulação em Alhos Vedros! Já era sem tempo!...

Apesar do caos, não tenho duvidas que as obras em questão irão dar uma maior dignidade à Praça mais importante de Alhos Vedros.

A continuidade da requalificação até largo da Igreja e incluíndo o Centro Cultural é digna de referência, pena é que a mesma não possa englobar todo o quarteirão, incluíndo a Rua Cândido dos Reis e a Rua D. Diniz de Ataíde, limitando o tráfico de automóveis e englobando o Jardim do Hospital (dando-lhe outro 'ar') e entrada da Capela da Misericórdia.

Quero fazer apenas um reparo: a circulação de autocarros na estrada de empedrado poderá, a médio prazo, danificá-la exigindo um grande esforço de manutenção. Que tal um novo estudo dos percursos dos autocarros?
Não me parece excessivo que as paragens fiquem na zona da estação dos correios, com a ressalva, de que deveriam ser construídos desvios para os autocarros e abrigos para os passageiros.

Com um esforço maior a requalificação poderia avançar até à zona do Poço Mourisco!

E há o cais também...

São idéias...

11.4.05

Alhos Vedros - Circulação e estacionamento

Mesmo não considerando as obras decorrentes actualmente na Praça da República e na Rua Cândido dos Reis, a circulação e o estacionamento em Alhos Vedros são muito complicados.

Creio que já é tempo da JFAV e a CMM repensarem os fluxos de trânsito e quais os canais que deverão ser definidos para o atravesamento da vila. A passagem desnivelada, e a via alternativa junto ao caminho de ferro, retiraram muito tráfico do interior da vila, de qualquer forma a circulação carece de ordenamento e é urgente implementar estacionamento para residentes e para visitantes.

A meu ver a zona da Igreja e o troço da Rua Cândido dos Reis até à Praça da República deveriam ser zona pedonal, ou de forte restrição de tráfego, podendo a circulação de entrada/saída da vila ser efectuada pela rua da Benfadada e pelo Cais.

O estacionamento só poderá ser disciplinado se forem criados lugares para residentes e dois a três parques devidamente assinalados e delimitados e que estejam estratégicamente localizados.

O local de inversão de marcha dos semáforos junto à estação da CP deveria ser estudado também. À imagem do que está a ser feito na Praça da República aqui poderia ser efectuada uma zona de velocidade reduzida, com desvio para a estação e que obrigasse a quem quisesse inverter a marcha a circular através do 'Largo da Feira', novamente até aos semáforos.
Uma solução para esta situação daria uma maior dignidade a um dos ex libris de Alhos Vedros, o Poço Mourisco!

O 'Largo da Feira' poderia ser devidamente delimitado, para servir de estacionamento, ordenado, podendo dar apoio, inclusivé à estação da CP, devido à sua proximidade.

A meu ver o que faz falta em Alhos Vedros, não são grandes obras mas sim intervenções pontuais que valorizem a qualidade de vida dos Alhosvedrenses e que respeitem e realcem o património construído.

8.4.05

Jornal da Moita e a Colagem ao PS

Os meus amigos do Alhos Vedros ao Poder divulgam a promoção que o Jornal da Moita tem feito à mais que provável candidata do PS à Câmara!
Também referem, e muito bem, pois não é um mero pormenor... é mesmo um pormaior, o facto de a experiência da Candidata na Administração Pública ter sido adquirida em duas 'Câmaras Modelo' do nosso distrito, nomeadamente na gestão de Mata Cáceres em Setúbal, com resultados sobejamente conhecidos e na gestão de Emídio Xavier (aparentemente sem resultados... tal como a CDU do P. Canário! )...

Isso também poderá significar que os mesmos erros não serão cometidos... ou...

Relativamente à Câmara Municipal do Barreiro (pode-se falar da CMB, uma vez que Alhos Vedros já pertenceu ao concelho do Barreiro no Sec. XIX) tenho uma teoria onde os Transportes Colectivos são um sorvedouro dos dinheiros da Câmara fazendo com que uma boa rede de transportes públicos (rodoviários) condicione todo o desenvolvimento.

Sempre achei que no Barreiro, as obras, os cartazes, as actividades são produzidas de forma amadora enquanto que, por exemplo, Almada é a sua antítese, sendo a meu ver uma das Câmaras melhor geridas da Margem Sul (não quero exagerar...). Já a CMM classifico-a a anos-luz da CMB mas muito longe também da perfeição, eficiência e profissionalismo de Almada! Será por a Maria Emilia de Sousa já ter morado na Freguesia de Alhos Vedros?

4.4.05

Alhos Vedros - Cronologias I

30 de Janeiro 1298 - Sec. XIII - Esta é a data do documento mais antigo que faz referência a Alhos Vedros, reportando a troca de uma vinha nesta localidade por outra no Lavradio, entre Pero Infante e João Domingues.
O mesmo documento refere a existência da Paróquia de São Lourenço, cujo clérigo se chamava Fernão Domingues.
in Retrato em Movimento do Concelho da Moita, Edição: DAS-C/CMM, 2004.

2.4.05

Assim não!

Estou bastante desiludido com o AVedrosVisual's Phlog !
Acho muito bem promover um artista e uma actividade da nossa terra, mas sinceramente tenho a sensação que o photolog está a servir (ou a ser utilizado!) como um meio da Azulejaria Artística Guerreiro - AAG) fazer publicidade, o que não compreendo pois até dispõe de uma página bastante interessante, criativa e apelativa!
Acho que a indicação de um 'link' para a página da AAG seria mais adequado, do que 'atafulhar' o photoblog com posts relativos às obras do Luís Guerreiro (que estimo e aprecio como artista)!
Quero aproveitar também para felicitar os amigos do Alhos Vedros ao Poder pela magnifica iniciativa de divulgação de fotos históricas de Alhos Vedros. Seria interessante a CACAV ou a JFAV editarem um album com as memórias fotográficas da vila!