11.4.05

Alhos Vedros - Circulação e estacionamento

Mesmo não considerando as obras decorrentes actualmente na Praça da República e na Rua Cândido dos Reis, a circulação e o estacionamento em Alhos Vedros são muito complicados.

Creio que já é tempo da JFAV e a CMM repensarem os fluxos de trânsito e quais os canais que deverão ser definidos para o atravesamento da vila. A passagem desnivelada, e a via alternativa junto ao caminho de ferro, retiraram muito tráfico do interior da vila, de qualquer forma a circulação carece de ordenamento e é urgente implementar estacionamento para residentes e para visitantes.

A meu ver a zona da Igreja e o troço da Rua Cândido dos Reis até à Praça da República deveriam ser zona pedonal, ou de forte restrição de tráfego, podendo a circulação de entrada/saída da vila ser efectuada pela rua da Benfadada e pelo Cais.

O estacionamento só poderá ser disciplinado se forem criados lugares para residentes e dois a três parques devidamente assinalados e delimitados e que estejam estratégicamente localizados.

O local de inversão de marcha dos semáforos junto à estação da CP deveria ser estudado também. À imagem do que está a ser feito na Praça da República aqui poderia ser efectuada uma zona de velocidade reduzida, com desvio para a estação e que obrigasse a quem quisesse inverter a marcha a circular através do 'Largo da Feira', novamente até aos semáforos.
Uma solução para esta situação daria uma maior dignidade a um dos ex libris de Alhos Vedros, o Poço Mourisco!

O 'Largo da Feira' poderia ser devidamente delimitado, para servir de estacionamento, ordenado, podendo dar apoio, inclusivé à estação da CP, devido à sua proximidade.

A meu ver o que faz falta em Alhos Vedros, não são grandes obras mas sim intervenções pontuais que valorizem a qualidade de vida dos Alhosvedrenses e que respeitem e realcem o património construído.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, em tempos aquando da colocação de sinalização vertical e alcatroamento da Rua Bernardo Santareno, nas Morçoas, que pensaram em colocar sentidos unicos quer na Agostinho Neto quer na Amilcar Cabral, inclusive depois de terem pintado as marcas de estacionamento em espinha, na Rua Maria Veleda, "apagaram-nas" e trocaram o sentido de estacionamento, mas acho que abandonaram a ideia... foi pena...

AV disse...

E será que o PDM em revisão vai trazer algumas destas matérias previstas ?
Será que a discussão pública servirá para algo mais do que dar cumprimento formal à lei ?

Anónimo disse...

A rua que liga à praça da república
é a 5 de outubro e não Candido dos reis

Alhosvedrense disse...

Anónimo, Tem razão!

Tenho a toponímia de Alhos Vedros mal estudada!
... e a rua da Bem Fadada é assim e não como está no 'post'!

De qualquer forma creio que está claro que circular e estacionar em Alhos Vedros não é fácil... pelo menos até dia 25 de Abril, que segundo me contaram, é a data na qual a obra de requalificação da Praça da República tem que estar concluída!