28.8.05

Programas Eleitorais

Desconheço, como a maioria dos meus co-munícipes, qual o programa eleitoral do PS para o Concelho, mas presumo que as 'grandes ideias' que se colocam nos cartazes são as bases mestras e as acções mais importantes do mesmo.
Se assim fôr, há mais uma razão para nos preocuparmos com o PS, vejamos:
- Criação de rede de mini-autocarros: Medida puramente demagógica, despesista e a meu ver nada estruturante para o Concelho, a não ser que venha mais detalhada no programa eleitoral. Mais, há o exemplo da CMBarreiro, que a Drª Eurídice, deverá ter conhecimento, que é uma Câmara estrangulada financeiramente, que praticamente apenas se pode orgulhar do bom serviço de transportes que presta, pouco restando para outras actividades! Mais, o PS promoveu, tal como o PSD, a inoperância da CP até um ponto em que esta se torna questionável, devendo as Câmaras do Barreiro e Moita exigirem a manutenção de um serviço regular e de qualidade entre o Barreiro e Setúbal. Mais, a Câmara Municipal da Moita, a actual e a que sair das próximas eleições, tem obrigação de exigir aos TST a prestação de serviço público adequado (com os mesmos mini-autocarros se necessário) nos locais menos servidos do Concelho, sem que haja necessidade de estrangular financeiramente a CMM. Por último mas o mais importante, então pretende-se privatizar as àguas porque a Câmara não as gere bem, tendo os privados maior capacidade para o fazer (argumento muito questionável dos Socialista e Sociais Democratas), mas depois a Câmara já tem capacidade para geriri uma rede de autocarros? A gestão dos TST será incompetente Senhores e Senhoras do PS?
- Tornar a Moita num Pólo de Excelência do Ensino Profissional: - Sou a favor de todos os investimentos na educação e conhecimento, mas parece-me que esta medida, não passa de mais uma ideia vaga (dou o benefício da dúvida até ler o Programa Eleitoral) e despesista. Terá a CMM capacidade financeira para suportar o funcionamento de uma Escola Profissional? Não se estará a Autarquia a querer sobrepôr ao ministério da Educação e ao Governo? Não seria melhor a Drª Eurídice aproveitar, os aparentes, bons contactos que tem no aparelho Socialista para exigir que o governo encare o ensino público nacional de forma responsável e credível e exija a criação desses mesmos cursos profissionais nas escolas, do ensino público, já existentes no Concelho? Não seria isso um melhor acto de gestão? Aproveitar as infra-estruturas, meios humanos e materiais já existentes e potenciar o seu crescimento e a sua qualidade?
- Criação de 1000 lugares de estacionamento? Onde? De que forma? Pagos? Gratuitos? Ainda ontem em Alhos Vedros vi que o estacionamento não é encarado de forma responsável e cívica por parte de todos nós! Há estacionamento junto ao Lar, estando quase sempre vazio, mas teimam em estacionar em frente da casa do Julião e por tudo o que é 'buraco' nas ruas próximas. Ontem até estava um Carocha estacionado na Praça da República, praticamente na curva, apenas para aproveitar a sombra de uma das árvores! Concordo com a necessidade de criar estacionamentos, mas acho imperativo regular os mesmos, e mais, acho que em zonas mais centrais e onde se devia promover a rotação do mesmo, este deveria ser pago!
Aguardo pelo Programa Eleitoral para concluir se as ideias do PS para o Concelho trazem algo de diferente e se são realmente estruturantes ou se são apenas demagogia, tomando como exemplo as três que aqui analisei!
Saudações Alhosvedrenses!
P.S. (Post Scriptum): Hoje fui prolixo!

10 comentários:

Anónimo disse...

Mas tem sido pouco profícuo, infelizmente.
:)

Alhosvedrense disse...

Não o percebo AV1!
Seria mais profícuo se tomasse outras posições?
Pelo menos não sou ambíguo!

Anónimo disse...

Homem,
"Profícuo" no sentido de "produtivo", de postar mais...
Não era nada político...

Será que se perdeu de vez o sentido da ironia no ambiente da luta política, mesmo que seja ironia de má qualidade (a nossa, especifico já) ?
Pelo menos, nós brincámos com aquela do "prolixo" e nem sequer aproveitámos para fazer um trocadilho com o "pró-lixo", que estava mesmo na ponta do dedo.

Já agora, e a talhe de foice (nem de propósito), será que se no programa do PS só vê defeitos, no da CDU só vê qualidades ?

A sua posição é a de quem quer analisar ou apenas a de quem quer ver o seu lado, "ser assumidamente parcial" como diz o outro tipo do PS ?

Alhosvedrense disse...

AV1!
Para ser franco não conheço o programa da CDU, tal como o do BE, logo não posso elogiar nem criticar!
Portanto, fico-me pelo PS!
Profícuo, no meu vocabulário é produtivo ou proveitoso!
Quanto a 'postar' mais, também eu gostaria, mas a minha vida não é isto!
Saudações Alhosvedrenses e grande vitória no Funchal... infelizmente não vi o jogo!

Anónimo disse...

Eu, infelizmente, só vi o golo do Marítimo e pelo menos não foi frango do Nelson.
Pelos vistos, profícuo significa o mesmo ("produtivo") tanto no seu vocabulário como no meu.
Quanto aos programas eleitorais, apenas lhe diria que o do PS também não conhece, pois ainda não está disponível, pelo que, pelo critério da leitura dos outdoors, também pode começar a ler o da CDU.
Quanto ao programa do Bloco, no blog deles (Bloco de Notas) já lá está qualquer coisa há umas semanas.
Quanto à quantidade de "postas", isso depende muitas vezes mais das ganas e do prazer que nos dá, do que de ser esta a nossa vida, pois não me parece que esteja a insinuar que ganhamos vida graças ao AVP.
Não seria a primeira vez que isso nos seria insinuado, mas penso que no seu caso não será claramente essa a intenção.
Penso eu de que... é claro.

Anónimo disse...

Outra coisa não era de esperar do Sr. AlhosVedrense (ou será... Manuel Madeira?)
E só viu 3 medidas? não viu as outras?

Eu encaminho-o:

http://www.psmoita.com/default.asp?section=artigos&id_artigo=182

Anónimo disse...

Caro Alhos Vedrense, o seu "post" para além de muito bem escrito peca num aspecto. Não se referiu ao "Vamos dar prioridade à Segurança". Esta medida do pacote das 6 é a mais rídicula, vejamos:

A segurança é da responsabilidade do poder central. Temos problemas a nível de efectivos e de "postos de segurança". A nível da instalação dos postos de segurança a Câmara cedeu terrenos para a construção e os sucessivos governos votaram contra (incluindo os do P.S.). Como é que é possível que agora o PS local diga que vão dar prioridade da segurança? Só existe uma resposta e não sou eu que a deve dar...

Anónimo disse...

Mas propuseram uma esquadra onde?
No vale, na Baixa , no Bairro Gouveia, na Moita... tudo ao mesmo tempo!
Optem, caramba, e lutem por uma proposta concreta!

não, em cada ano escolhem um lugar, para agradar ao pessoal do 49 e dos outros 49 das diversas Freguesias, e assim agradam a gregos e troianos, perdão a russos e a ucranianos e continuam a saber que levam zero, e que não têm força para lutar. que tristeza!

Anónimo disse...

Eu gosto do Nuno Cavaco quando elogia, mesmo sendo para corrigir e adendar.
Ciumeira minha, sei lá...

Anónimo disse...

Caro AV1, obrigado, eu também tenho simpatia por si.