A integração da Barra Cheia na REN deve-se única e exclusivamente à existência no sub-solo do maior e um dos melhores aquíferos do país!
E esta hem? Que fazer então?
Por muito respeito que tenha por quem trabalha e cuida da terra, como os nossos conterrâneos da Barra Cheia, temos de compreender as razões da CMM e do Estado Português (sim porque esta questão extravasa as competências da CMM) em querer preservar uma das maiores riquezas do país, uma das grandes valias da Freguesia de Alhos Vedros (mais uma escondida!) e do Concelho da Moita.
Sem querer atingir ninguém, chama-se a esta atitude ver a floresta em oposição a ver apenas a árvore!
Contra mim falo, mas quando surgem questões importante e polémicas tento obter informações de quem realmente conhece o assunto e que sabe porque razão se decidiu de determinada forma.
Como quase sempre, obtenho respostas que me tranquilizam e satisfazem!
Apesar de o saber, a CMM, através da CDU tem uma gestão coerente e equilibrada, não se comentendo loucuras nem enveredando por caminhos que coloquem o futuro em risco (isto é para aqueles que acusam a CMM de endividamento excessivo... falso... muito falso... espero que as omissões e inverdades sejam devida e atempadamente desmascaradas!). Estes são caminhos tentadores, mas por serem muito faceis no imediato, trazem dificuldades e disabores futuros. Apesar de discordar de algumas decisões e projectos da CDU concordo com a maioria deles e valorizo-os ao contrário de muitos que mais não fazem que apontar erros.
Poderia escrever sobre o estado da Escolas Primárias e Jardins de Infância do Concelho, poderia falar do sistema de abastecimento de água e saneamento que serve a quase totalidade do Concelho, dos apoios às colectividades e associações, poderia falar de imensas 'obras' que a CMM faz e que são pouco 'visiveis' e que muitos preferem ignorar ou desvalorizar.
Esta discussão do PDM, e muitas outras que salutarmente por aqui vamos tendo, fazem-me lembrar a discussão que me levou a criar este blog, e que estava relacionada com o reperfilamento da Av. Marginal na Moita e que muitos ja discutiam se se ia construir um viaduto ou uma pala que cobrisse a marginal, quando afinal os 'pilares' que se estavam a 'pré-fabricar' não eram, nem mais nem menos, que peças do sistema de saneamento, especialmente projectadas para zonas alagadas...
Todos somos livres de opinar e criticar, mas por vezes irrita o facciosismo e o facilitisnmo com que se-o faz.
Muito há para fazer, muito mais poderia ter sido feito, mas há que compreender que tudo tem o seu timming e medidas que agora nos parecem muito lógicas não o eram assim tão óbvias anteriormente, até porque as prioridades eram diferentes. Refiro-me, por exemplo, às fábricas, que anteriormente eram unidades criadoras de riqueza e emprego e agora não passam de 'monstros' esventrados e degradados, mas convém recordar os mais distraídos que se dependesse do poder local tais unidades nunca teriam sido encerradas, e sempre que foi necessário apoiar os trabalhadores CDU local esteve sempre presente!
Por isto, e por muito mais, apoio a CDU no Concelho da Moita!
Sem dúvida a melhor equipa!
... Continuo a ser o blog desalinhado!
17.7.05
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
18 comentários:
o amigo falou e falou bem
Em nenhum momento me lembro de existir qualquer comentário sobre ir-se construir uma pala na Marginal da Moita ou um viaduto.
Lembro-me, no meu caso, de me interrogar sobre o que seria aquilo, usando fotos do Brocas, e de me terem chamado (se calhar com propriedade) ignorante.
Quanto à questão da REN, o que tem o caro Alhosvedrense a dizer sobre o detalhe da Quinta da Migalha ?
É que como não tenho vias preferenciais de esclarecimento na CMM, peço-lhe que esclareça a malta.
Quando ao seu "desalinhamento" já o levo por anedota bem-humorada. Quem afirma «Como quase sempre, obtenho respostas [da CMM] que me tranquilizam e satisfazem» está desalinhado em relação ao quê ?
Compreenda, caro Alhosvedrense, que não estou contra as suas opções, que são tão legítimas como quaisquer outras (incluindo as minhas), apenas discordo da camada de verniz com que as cobre, como se fossem as únicas verdadeiramente informadas, coerentes e desinteressadas.
Só como provocaçãozinha final, o que acha de textos como os de alguns vultos da CDU local que de bota-abaixismo têm mais do que tudo o que eu e outros escrevemos?
Voltámos agora à era do anti-fascismo como argumento ?
A mim parece me que quem nao sabia era o sr.alhosvedrense,mas ele pelo menos perguntou ...a quem nao sei mas deve ter ficado esclarecido com este lindo texto....ehheheh...alhos vedrense nem respondeu que falta de solidariedade com as gentes da sua terra a quem pertence a melhor terra do concelho...ora masquimerdesta!???
Pra`quela gente caramela que pensava um dia ficar cheia da massa a lotear as quintas herdadas dos velhotes que despacharam pros asilos de concentração, é na verdade um grande balde de agua fria serem obrigados a deambular juntamente com as vacas e porcos, e vergar a mola com a enxada nas mãos o resto da vida naquela varzea ranhosa que já nem podem ver
aqueles sadicos que a gente so quer ver mortos escreveram um comentario em cima deste por favor nao leia pode lhe dar vontade de matar alguem.
Caros moradores e proprietários,
não vale a pena dar resposta a certos tipos de provocação que só pretendem que, quem tem razão, perca a paciência e riposte ao mesmo nível (o que não foi o vosso caso...).
O melhor é deixar a malta a ladrar à Lua, que foi para isso que nasceram.
Gosto dessa do blog desalinhado. Pronto, o que se poderá fazer? São os outros alinhados com o "poder".
Caros Moradores&Proprietários, já percebi a vossa posição e acho que devem ir em frente com essa luta, mas deixem-me fazer-lhe um breve e humilde reparo. Os vosso textos são um pouco extensos, depois tornam-se confusos e acho que se perde eficácia.
Outra perspectiva em www.a-sul.blogspot.com (A Terra a quem a não trabalha...só comercializa, viva a REMAX!!!)
Caro Alhosvedrense,
Escrevi-lhe com data salvo erro de 17 de Julho, e tive pouca sorte:
Logo nesse momento, Você foi de férias.
Por isso, ainda não tive novas novas da sua parte.
Quando vier a ser possível, disponha, por favor.
Entretanto,
pode saber da evolução do nosso sufoco em
http://varzeamoitareservaecologicanunca.blogspot.com/
e pode escrever-nos para
varzeamoita.reservaecologicanunca@portugalmail.pt
Na verdade, estamos a precisar da ajuda urgente de todos.
Quer concordem totalmente connosco.
Quer concordem só assim assim.
Quer discordem de nós.
Mas a todos convidamos:
POR FAVOR, ACEITEM CONHECER-NOS MELHOR E VERIFICAR COM A VOSSA ANÁLISE --- SEGURAMENTE PONDERADA E JUSTA --- SE É UM DISPARATE OU SE É UMA DEFESA NECESSÁRIA E VÁLIDA A POSIÇÃO QUE ESTAMOS TOMANDO.
Alhosvedrense,
Nós sabemos que Você a 17 de Julho tinha uma postura simpática para connosco, mas que mostrava compreender a classificação de REN a nós apontada, aquela que nós não compreendemos.
Dê-nos notícias suas.
Diga-nos que está bem.
Há 12 dias que visitamos o seu Blog, e nada.
Diga-nos que estávivo.
Porque,
quem está vivo, pensa.
e quem pensa, avança.
E quem avança, talvez possa vir a compreender
a nossa justa razão,
o nosso aflito sufoco,
o nosso apelo lancinanto:
SOCORRO !
AJUDEM-NOS !
Abraço
moradores & proprietários
Várzea da Moita
escafudeu-se...
Não pá!
Há gajos que trabalham e não podem estar sempre na net!
Há outros gajos que também vão de férias e acham que podem 'esquecer' os seus blogues temporariamente!
Quem se vai escafuder... logo veremos em Setembro!
Só para dizer que gostei imenso do texto réplica do m&p ao "amigo" Caramelo Vaquinha. Extenso, mas muito bem amanhado.
Parabéns.
Ah! Outra coisa: eu sei e compreendo que a vossa (m&p) preocupação é a vossa zona mas aconcelho-os a também dedicarem um pouco mais a reflexão a outras zonas.
É também por comparação com outras barbaridades em sentido oposto que a vossa posição poderá prevalecer.
Até mais.
Caro MdS
Você tem carradas de razão.
Acontece que tentar fazer zoom in, e zoom ou, eis um nosso dever, eis uma nossa preocupação constante.
Até porque só se pode encaixar a peça e se olhar ao puzzle todo.
Com insuficiências, é isso que tentamos todos os dias:
com as visitas semanais aos 4 Cantos do Concelho;
com uma tentativa de compreender a Migalha, o Cabau, a zona leste da Moita, a Fonte da Prata,
pedindo solidariedade de outros,
dando solidariedade aos demais.
Saiba mais e conheça-nos melhor em:
http://varzeamoitareservaecologicanunca.blogspot.com/
ou escreva-nos para:
varzeamoita.reservaecologicanunca@portugalmail.pt
um abraço
m&p
Post scriptum:
A propósito, podemos meter-lhe uma cunha?
Você MdS é Amigo do nosso Amigo alhosvedrense?
Caso seja, por favor, diga-lhe que muito esperamos uma resposta dele com profundidade e reflexão.
Ok?
Obrigado.
m&p
várzea da moita
desculpe mas queríamos dizer
zoom in
e
zoom out
o 't' ficou no tinteiro
cordialmente
m&p
mas convém recordar os mais distraídos que se dependesse do poder local tais unidades nunca teriam sido encerradas, e sempre que foi necessário apoiar os trabalhadores CDU local esteve sempre presente!
Também convém recordar que existem interesses sobre essas propriedades para a sua conversão em projectos produtivos, não necessáriamente fabris, e que se não andam poso garantir-lhe que é por alguma má vontade da CMM.
A CMM não tem o poder de controlar a economia e ainda bem. Veja-se o que aconteceu nos paíes comunistas com a sua economia super-protegida e absolutamente artificial.
Deixou esses Estados num estado (perdoem a redundãncia) de falência tal que se tornaram pasto de predadores e quadrilhas mafiosas deixando o seu povo numa miséria em muitos casos ainda maior do que antes do regime comunista ter tomado o poder.
Acho até inaceitável que esses "monstros esventrados e degradados" tenham sido abusivamente integrados nesta proposta de Revisão do PDM como área urbana já sedimentada. Não é. Mas se fossem colocadas como área "multi-usos" ou a re-"urbanizar" isso iria ter um impacto muito negativo sobre a imagem e as contas deturpadas do crescimento proposto.
N'O Plano foram colocadas algumas questões que gostariamos de vêr respondidas.
Gostaríamos, sinceramente, que todas as estranhezas e suspeições se demonstrassem falsas e que as outras questões tivessem respostas claras, técnicas, concisas. A bem da Democracia e do Progresso do nosso Concelho.
Até mais.
A integração da Barra Cheia na REN deve-se única e exclusivamente à existência no sub-solo do maior e um dos melhores aquíferos do país!
E esta hem? Que fazer então?
De notar que na Quinta da Migalha existe uma zona de máxima infiltração extensa e que isso não impede de todo a existência de uma UOPG impressionante sobre esse território.
E que na Quinta da Fonte da Prata (Norte) existe uma área agricola de classe A e isso também não impede as casas de ficar implantadas até ao limite máximo possível e quase em cima dos viveiros.
Como diz o povo: Ou há moralidade ou comem todos
Até mais.
Enviar um comentário