12.6.05

Uma no cravo...

Para os detractores da gestao autárquica CDU na Moita, e reconhecendo que é sempre mais fácil criticar do que elogiar, devemos ter a noçao que existem muitas coisas 'boas' que damos por adquiridas, mas que sobre as quais nao nos questionamos, pois, por norma, nao as vemos!
Exemplo:
Os esforços que a CMM tem feito ao nível do saneamento e rede pública de águas. Para quem nao saiba o Concelho, que têm vastas zonas rurais, logo de acessos e custos mais onerosos, está praticamente coberto.
Esta rede foi construída com o dinheiro das nossas contribuiçoes e impostos e sao sem sombra de dúvida uma mais valia e um factor de qualidade de vida do Concelho, mas... mas que nao se vê! Está enterrada! Ninguém dúvida nem questiona a qualidade da água que bebe, muito menos nós em Alhos Vedros!
Pelas crenças próprias da CDU, creio que a privatizaçao das águas do Concelho nem sequer se coloca, com o PS na CMM já terei as minhas dúvidas (ver Setúbal onde inclusivé a água é mais cara)!
A meu ver falta, mas já está encaminhada, a construçao de uma ETAR onde se possam tratar os efluentes do Concelho, que no caso da Moita será multi-municipal. Já agora aproveito para re-lembrar o meu post onde referia as sinergias inter-municipais... este é um bom exemplo... mas muitos mais existem e deveriam ser implementados.
Ganhávamos todos!

7 comentários:

AV disse...

Caro Alhosvedrense,
Tem noção que existem concelhos muito maiores do que o da Moita, que também conseguiram a cobertura da rede de saneamento a perto de 100% ?
Damos esse tipo de trabalho por adquirido, porque isso é mesmo o mais básico de todos os trabalhos autárquicos (é saneamento "básico" por alguma razão).
Já não daremos por adquirida a deficiente qualidade do aproveitamento da água, em especial quando se dão fugas permanentes há anos, que se ignoram por conveniência.
Um exemplo, há anos que existe uma fuga de água a meio da rua Rua Vasco da Gama, entre os nºs 49 e 51, bem visível antes da última asfaltação, mas que foi tapada à força. Com as obras da TV por cabo voltou a aparecer, mas voltou a ser tapada.
Entretanto, são visíveis os danos no imóvel, com a grande humidade no Inverno.
Andarão os serviços cegos e surdos ?
Se calhar como só lá mora gente de mais idade e menos meios, não conseguem ter voz.
Mas quando se avisam os piquetes, também não existe resposta, por isso...

Alhosvedrense disse...

Boa Tarde!
Isso que refere é preocupante AV! As fugas de água potável deveriam ser encaradas de forma séria e responsável. Será que os serviços de água e saneamento têm conhecimento da situaçao? Foram informados de forma oficial? Qual a posiçao da JFAV?
Obviamente que a CMM só fez o que deveria ter feito, relativamente à cobertura do Concelho com saneamento básico, mas a questao que eu coloco é: Tendo em conta as propostas demagógicas do PS para o Concelho, as quais omitem por completo a Freguesia de Alhos Vedros (mais que tudo é isto que nos deve preocupar enquanto participantes e impulsionadores destes fóruns...), temo que uma das formqas de financiar os transportes intra-concelhios e a escola profissional, por exemplo, possa ser através da privatizaçao das águas e saneamento! Este é realmente o ponto que eu gostaria de ver discutido!

AV disse...

É óbvio que as propostas do PS são mirabolantes e passam ao lado do essencial.
A mim, o que me preocupa é o essencial, por isso...

Carlos (Brocas) disse...

" é sempre mais fácil criticar do que elogiar"
O amigo quer que eu lhe envie fotos dos cartazes que a CMM espalhou pelo Concelho ? Custeados por quem ? Eles fazem ao Auto-elogio, com muito mais meios audiovisuais do que os meros bloguistas ou não será ?

Alhosvedrense disse...

Amigo Brocas!
Você faz o seu trabalho e bem! Continue!
Eles, CMM, tentam fazer o trabalho deles bem! Espero que continuem!
Quis dizer, que todos nós, criticamos mais facilmente do que elogiamos... apenas isso!
Já aqui referi, sobejamente, situaçoes com as quais nao concordo com a gestao camarária, mas continuo a confiar na capacidade de trabalho e dedicaçao da CDU. Melhor pode ser sempre feito, as boas decisoes dependem da prespectiva, sensibilidade e conhecimento de cada um...
Agora... propostas puramente demagógicas como as apresentadas pelo PS?... ainda por cima omitindo, deliberadamente, ou nao, Alhos Vedros?
Por exemplo que tem o Vitor Cabral a dizer sobre isto? Suponho ser ele o opositor à Fernanda Gaspar!
A idéia que tenho do PS, infelizmente, é de um partido que serve de abrigo e de impulsionador a carreiristas e a pessoas de ambiçao desmensurada (nao os condeno...apenas ao seus métodos), por isso podem sempre dar abrigo a quem se deu mal, ou concluíu, que noutras cores nao ia longe! É assim a nível local e a nível nacional!
A CDU deveria apostar nos seus pontos fortes, que sao a proximidade com os cidadaos e deveria preocupar-se mais com os pequenos detalhes (limpeza e manutençao de espaços existentes) nao os descurando relativamente a novas obras, que serao meritórias, mas nao poderao ser simbolos, únicos da gestao autárquica da CDU.

Conde de Alhos Vedros disse...

Isso de carreiristas e oportunistas aplica-se a todos os politicos, meu caro Alhosvedrense. O que separa estes são, a oportunidade que uns tiveram e os outros não.

Anónimo disse...

o concelho da Moita não tem ETAR´s e foi fundamentalmente para isso que foi elaborado o primeiro PDM, teve a administração autárquica 20 anos para as fazer, não concretizou nem uma, palavras para quê, basta respirar fundo junto à caldeira da Moita.