12.6.05

A praia

Nao quero e nao posso deixar passar em claro os fenómenos de 'arrastao' que aconteceram ante-ontem e ontem em Carcavelos e Quarteira, respectivamente. Se bem que tenha uma vaga idéia de semelhante situaçao já ter ocorrido, infelizmente, o ano passado numa das praias da linha do Estoril, os acontecimentos de Sexta-Feira e de Sábado nao deixam de ser preocupantes, nao só pela sua génese (que muitos tentam ignorar, mas que para mim é o ponto fulcral), mas mais pelo precedente que abre, pois seguramente (e espero estar completamente enganado) será alvo de cópia, esperando que nao seja um fenómeno que se venha a banalizar.
Ao contrátrio do que muitos possam pensar, a polícia deve ter mao firme neste tipo de situaçoes, os responsáveis, quer sejam maiores ou menores, deveram ser penalizados sob pena de se sentirem impunes e se 'sentirem' tentados a repetir semelhantes proezas. Nao podemos continuar a ser um país de brandos costumes em tudo, pois esta atitude acabará por hipotecar o nosso futuro como sociedade. Nao se tomando medidas sérias, que primeiro passarao pela repressao (contençao) deste tipo de acçoes e posteriormente pela erradicaçao das situaçoes sociais que as criam.
Há muito que alerto que as desigualdades crescentes entre ricos/pobres nao sao um factor de desenvolvimento, mas sim de sub-desenvolvimento. Quem conhece as minhas idéias sabe que frequentemente falo da 'America-Latinizaçao' de Portugal, e infelizmente parece-me ser para onde caminhamos. Condomínios fechados, centros-comerciais, e resorts nao sao mais do que guetos, onde quem tem dinheiro se refugia, nao faltando, infelizmente, muito para que surjam os carros blindados... para muitos esta é a idéia de segurança e desenvolvimento... para mim é o oposto!...
As causas desta nossa decadência sao inumeras e vao desde a pouca seriedade com que tentamos resover assuntos importantes (os tais brandos costumes...) até ao 'nacional-porreirismo' onde estamos dispostos a fazer um favor ou a fechar os olhos, com a esperança de podermos vir a cobrar mais tarde, criando e potenciando situaçoes injustas e muitas das vezes ilegais, mas que muitos nao acham grave, uma vez que existe a remota possibilidade de recolher um benefício futuro.
Infelizmente esta nao é uma característica apenas nossa, mas global!
Divergindo mas retomando o tema, desde há sensivelmente 10/15 anos, altura em que comecei efectivamente a ter uma maior consciência política, que me questionei sobre a reforma dos políticos, nomeadamente de deputados e autarcas, tendo sempre afirmado que alguma vez semelhante situaçao teria de terminar, pois qualquer pessoa de bom senso e que saiba efectuar operaçoes algébricas simples sabe que sao custos crescentes e nao suportáveis por uma economia, débil, como a nossa. A classe política que ainda temos, muitos, ainda e sempre, com raízes no estado novo, nao busca o progresso nem o desenvolvimento do país mas sim a manutençao de benefícios corporativos e classistas que mais nao sao do que boicotes ao progresso comum... o pensamento corrente é desde que haja um benefício próprio ou corporativo que se 'lixem' os demais... é a visao simplista da árvore em oposiçao a uma visao global da floresta. Tal como no ambiente, em que já há a consciência de que vivemos num sistema fechado e com capacidades de re-generaçao limitadas, a nível social terá de ser feita a mesma análise. Hoje a nível regional, mais tarde a nível nacional e global, a consciência de que os problemas de uns, mesmo que pobres, incultos e sub-nutridos, serao os problemas de todos. Veja-se a questao dos bairros degradados das grandes cidades e a emigraçao de africanos e de habitantes dos países de leste para a Uniao Europeia. Nao quero ser mal intrepretado com esta idéia. Nao pretendo que sejam colocadas barreiras à imigraçao, apenas acho que deverao ser efectuados esforços de investimento na melhoria da condiçao de vida nos bairros e países mais necessitados de forma a 'equilibrar' esta situaçao da qual apenas podemos esperar uma ruptura violenta se nao for amenizada!
Bom-senso é a receita para quase todos os problemas, sejam eles cientificos, sociológicos ou de outra ordem... Infelizmente o bom-senso parece estar em vias de extinçao...

Sem comentários: