7.5.05

Alhosvedrense Consciente / Melhor Ambiente

Recebi o folheto da Junta destinado às instituições de ensino da Freguesia, intitulado 'Criança Consciente / Melhor Ambiente'.
São de louvar as iniciativas que promovam a responsabilidade ecológica e que despertem a criatividade de forma simples, mais ainda, quando se destinam a crianças, pois a sensibilidade ecológica e a educação ambiental, são um dos maiores exemplos de cidadania e de respeito pelos outros e que devem ser estimuladas logo desde tenra idade.
A idéia de criar um brinquedo através de materiais de desperdício parece-me adequada, e a promoção, posterior, numa exposição será suficientemente motivadora para as crianças da Freguesia.
Apenas quero deixar o meu apelo aos Alhosvedrense para que tenham consciência e responsabilidade ecológica, evitando comprar alimentos e produtos excessivamente embalados, e quando tal for inevitável que optem por embalagens de cartão ou vidro. Posteriormente, tenham a preocupação, e não custa nada, em separar devidamente os desperdícios em casa e colocá-los no contentor de reciclagem correcto. Frequentemente verifico que há pessoas que fazem, aparentemente a separação dos desperdícios em casa e chegam ao contentor e colocam-nos de forma indevida, inviabilizando, por vezes, o trabalho de separação de todos os demais, pois acabam por contaminar todo o contentor.
Por último, reutilizar é apenas o segundo dos três 'erres', é importante, mas não tanto como o primeiro que é reduzir! O terceiro, reciclar é aparentemente aquele que muitos consideram o mais importante, mas que na realidade é tão só o último nas prioridades!

4 comentários:

Carlos (Brocas) disse...

Parabens pelo Post.
Acho que são situações que devemos divulgar o mais possivel .

Anónimo disse...

Neste mandato a Fernandinha como tem sido uma nulidade desatou a colocar no Boletim da Junta as obras que a Câmara efectuou. Assim não se percebe o que ela fez (salvo seja) e outros fizeram. Não faz mal, a demagogia reina. De tanto se por em bicos dos pés, qualquer dia escorrega (na tinta do cabelo)

Alhosvedrense disse...

Anónimo,
Já pensou que as obras que a CMM fez podem ser responsabilidade da JFAV, que as soube defender perante a CMM?

Anónimo disse...

Oh camarada alhosvedrense, o amigo para dar música está por aí.
Estáme cá a parecer que é você que escreve as letras do Marco Paulo. Não ?
Maravilhoso coração, maravilhoso...
Santa ingenuidade