24.5.05

Motivações...

A propósito de mais um levantamento fotográfico do amigo Brocas, há pequenas coisas, como a limpeza diária que além de tornarem mais aprazíveis os locais públicos, evitam a degradação dos mesmos, pois demonstra que são cuidados e que não estão ao abandono.
A limpeza diária, que depende muito de nós todos também, é fundamental na fruição dos espaços públicos, sejam eles jardins, praças ou simples ruas, e são tarefas de baixo custo e de complexidade reduzida.
Os amontoamentos de lixo, que também são da responsabilidade de alguns, deveriam ser autuados e automáticamente removidos, com os custos a serem imputados aos 'poluidores'. Só assim o pessoal aprende...
O exemplo claro do que aqui escrevo, é a foto do Blog do Brocas, relativa ao Poço mourisco, onde está um automóvel, estacionado ao lado do Poço. Digam lá se não merecia uma multa e se não é de encher a zona de pilaretes! Ainda por cima numa zona onde não há falta de espaços para estacionar!
Regressando ao tema da limpeza urbana, levaria a uma grande discussão, e tocando temas 'reacionários' para muita gente, pois na minha opinião o pessoal das Câmaras em geral, não está motivado nem sensibilizado para efectuar tarefas de forma exemplar (pouca fiscalização? Pouco empenho?). Respondam vocês...
Nesta área, e na conservação dos espaços verdes, por exemplo, e por muito que possam discordar de mim, acho que só a sub-contratação funciona, pois é a única forma de exigir um serviço eficaz e de qualidade, que os trabalhadores das Câmaras normalmente não estão motivados para fazerem. Não me perguntem é porquê!

5 comentários:

Anónimo disse...

Sempre foi muito bom ser funcionario publico e os mesmos, competentes e incompetentes são vitimas do : "Ás, bisca, Valete e Rei" Sai ás 17 e ás 16 já está em casa....

AV disse...

A remoção de entulhos na via pública devia ser preocupação da CMM, já que resultam de obras licenciadas pela própria autarquia.
Não devia ser difícil colocar uma brigada a fazer uma volta pelo concelho para identificar as situações e os responsáveis.
Desde que as paragens nas tasquinhas não fossem obrigatórias para ganhar motivação.

Conde de Alhos Vedros disse...

Enquanto o processo de escolha (oficialmente conhecido por concurso externo) for como é, os funcionários publicos não produzem.

Anónimo disse...

AV
A remo ção de entulhos resultante de obras licenciadas é, de facto da responsabilidade da CMM. Mas pergunto eu? e os entulhos que são vazados ilegalmente nos nossos descampados? e o "abate" do que parecem ser capoeiras como por ex. os fotografados pelo Brocas que os nossos Alhosvedrenses teimam em manter dentro dos seus quintais ou propriedades?

AV disse...

Os que são vazados em plenos descampados, em muitos casos, podiam ser investigados e, no mínimo, prevenidos em algumas circunstâncias.
Aliás, havendo aterro sanitário, não se percebe porque não são encaminhados para lá os entulhos.
Claro que a falta de civismo de quem vai largar um sofá nas antigas salinas ou o frigorífico à beira da estrada não tem qualquer tipo de qualificação possível.