10.6.09

Sobre os desvios de trânsito e a falta de civismo.


Posso admitir que, aparentemente, existe algum amadorismo ou displicência na escolha dos itinerários alternativos aos cortes de estrada provocados pelas obras da ETAR. Talvez o assunto não tenha sido devidamente estudado admitindo também que as alternativas sejam escassas.
O actual desvio da rotunda da nova passagem desnivelada até ao final da Rua Vasco da Gama, deveria ser permitido apenas a veículos ligeiros, o estacionamento deveria estar proibido em todo o trajecto do desvio e a velocidade máxima permitida deveria ser reduzida para 30/40 km/h.
Independentemente das medidas tomadas e a tomar o civismo e o respeito pelos outros de cada um deveria ser suficiente para se compreender que semelhante itinerário não pode ser efectuado a alta velocidade, pois atravessa uma zona residencial e normalmente com pouco trânsito. Os moradores e comerciantes deveriam abdicar temporariamente do estacionamento na Rua Vasco da Gama, mas que se pode fazer de gente que não respeita espaços de estacionamento (basta ver o caos que costuma ser a zona da Praça da República, durante a semana) e conduz normalmente a velocidades não adequadas ao estado da via, que se encosta à traseira dos outros na auto-estrada, que buzina ainda o semáforo está no vermelho, que estaciona no lugar dos deficientes (o Modelo da Moita é o local que conheço onde esta situação mais se verifica), etc...
Não sei se isto se resolve com repressão ou com formação...

A imagem veio daqui.


Sem comentários: