28.5.05

O Independente que não é!

Admito que uma das minhas fontes priveligiadas para comentar as noticias da Freguesia e do Concelho, é o Jornal da Moita. Li na edição desta semana, o perfil do candidato independente Luis Nascimento, que mais não é do que um homem do aparelho do PSD, pelos cargos que já desempenhou!
Será que algo de 'grande' está previsto para o Concelho da Moita? A aposta dos partidos do governo (responsáveis directos do estado lastimável do país), PS e PSD, em figuras do aparelho e com contactos fortes ao nível nacional, (Jorge Coelho na apresentação da Eurídice e L.F. Menezes na de Luís Nascimento) não pode ser ignorada. O Concelho da Moita, é praticamente a última reserva de solos para Urbanizar, entre os já saturados Concelhos de Almada e Seixal, e em fase acelerada de saturação de Alcochete e Montijo... O concelho da Moita tem uma área vasta e está estratégicamente colocado entre as duas pontes rodoviárias e beneficiará, caso se concretize, da construção da ponte ferroviária Chelas -Barreiro.

Falta de educação e de urbanidade.

Não se pode aspirar em viver num local aprazível, se as pessoas que constituem o meio não respeitam os bens de terceiros e se não têm um sentido de urbanidade definido!
Querer que os orgão autárquicos sejam a panaceia que resolve todos os males do Concelho e da Freguesia é como querer que seja a escola a única responsável pela educação dos nossos filhos!
As pessoas não se podem demitir das suas responsabilidades como cidadãos e munícipes!
Se tomarmos como referência a limpeza dos espaços urbanos, a melhor forma de os manter limpos e aprazíveis é não sujando, não degradando e zelando por eles. Que poderão fazer os orgãos autárquicos, se tudo o que é construído ou melhorado, é rapidamente vandalizado e conspurcado?
Por outro lado não compreendo porque é que as câmaras se aventuram em projectos megalómanos, muitos de construção acessível, mas de manutenção elevadíssima, como temos no nosso Concelho, os exemplos do Parque Ribeirinho da Baixa da Banheira e do Parque das Salinas em Alhos Vedros. Não sou contra estes investimentos e equipamentos, antes pelo contrário, mas quando estes são projectados deveriam ter em conta esforços de manutenção mínima de forma a não serem consumidores de recursos, sempre escassos, ou a não caírem na degradação, levando a incomportáveis custos de recuperação ciclícos!
Também tenho um conceito diferente de gestão local, e mesmo nacional, em que as obras e medidas re-estruturantes, mesmo que invisiveis aos eleitores, deverão ser prioritárias, em oposição às 'obras de regime'. Ao nível da limpeza e cuidado dos espaços públicos muito pode e deve ser feito, e em minha opinião, sem que sejam necessários mobilizar muitos mais meios, basta apenas que eles sejam re-organizados e bem geridos.
Também não compreendo a rivalidade entre autarquias vizinhas, e muitas vezes da mesma cor política, que poderiam aproveitar sinergias de equipamentos desportivos, culturais e mesmo ao nível de máquinas e outros equipamentos, aumentando a oferta em quantidade e qualidade e beneficiando de economias de escala.
Os equipamentos culturais são um exemplo gritante do que atrás referi. Alvo de investimentos maciços e de custos de manutenção elevados ficam limitados a uma função local, quando deveriam ser equipamentos de acção regional capazes de atrair publicos mais vastos e de funcionarem mais dias por ano e com programação de maior qualidade. Muitos deles têm sucesso enquanto são novos e 'estão na moda'. O grande desafio é a sua existência e sucesso no médio prazo...

24.5.05

Motivações...

A propósito de mais um levantamento fotográfico do amigo Brocas, há pequenas coisas, como a limpeza diária que além de tornarem mais aprazíveis os locais públicos, evitam a degradação dos mesmos, pois demonstra que são cuidados e que não estão ao abandono.
A limpeza diária, que depende muito de nós todos também, é fundamental na fruição dos espaços públicos, sejam eles jardins, praças ou simples ruas, e são tarefas de baixo custo e de complexidade reduzida.
Os amontoamentos de lixo, que também são da responsabilidade de alguns, deveriam ser autuados e automáticamente removidos, com os custos a serem imputados aos 'poluidores'. Só assim o pessoal aprende...
O exemplo claro do que aqui escrevo, é a foto do Blog do Brocas, relativa ao Poço mourisco, onde está um automóvel, estacionado ao lado do Poço. Digam lá se não merecia uma multa e se não é de encher a zona de pilaretes! Ainda por cima numa zona onde não há falta de espaços para estacionar!
Regressando ao tema da limpeza urbana, levaria a uma grande discussão, e tocando temas 'reacionários' para muita gente, pois na minha opinião o pessoal das Câmaras em geral, não está motivado nem sensibilizado para efectuar tarefas de forma exemplar (pouca fiscalização? Pouco empenho?). Respondam vocês...
Nesta área, e na conservação dos espaços verdes, por exemplo, e por muito que possam discordar de mim, acho que só a sub-contratação funciona, pois é a única forma de exigir um serviço eficaz e de qualidade, que os trabalhadores das Câmaras normalmente não estão motivados para fazerem. Não me perguntem é porquê!

23.5.05

Para quando...

Para quando umas placas indicativas dos locais de interesse histórico de Alhos Vedros?
Mais... e que tal umas placas descritivas com os factos mais importantes de cada um dos monumentos e locais de relevo?
E ainda... porque não fazer um itenerário histórico pelas ruas da Vila?
Ideias precisam-se!

22.5.05

Alhos Vedros pouco cuidada!

É indismentível o desleixo e incúria existente em Alhos Vedros, relativamente aos imóveis e equipamentos públicos. Certamente a CMM e a JFAV terão muita culpa, mas não se podem ilibar também os proprietários (ou talvez um dos maiores proprietários de terrenos dentro da Vila e que constrói casa com arquitectura de gosto duvidoso).
Paris e Praga também têm coisas feias... mas isso não é desculpa para deixar Alhos Vedros abandalhada... é urgente obrigar os proprietários a conservar e não construir mais... Há que ter essa coragem... O que já está cosntruído em Alhos Vedros já supera as infra-estruturas existentes! É urgente criar habitação com qualidade, mas através da reconstrução de casas existentes de forma a manter as características da Vila e que se construam jardins e escritórios com aquitectura aprazível e que possam cativar algumas empresas para Alhos Vedros. Também é urgente criar ou ampliar umas das muitas zonas industrias existentes... pois das 4 ou 5 que existem em Alhos Vedros nenhuma delas é digana desse nome.
A revitalização das salinas também deveria ser um projecto prioritário. Quem já teve o previlégio de ver Alhos Vedros 'de cima' sabe ao que me refiro. è uma zona imensa totalmente abandonada e em total degradação que deveria ser aproveitada para fins económicos diversos, tais como a aquacultura ou a produção de sal (ou se fosse possivel da muito afamada flor de sal... mas temo pela má qualidade da água para esse fim...). ~
São urgentes idéias novas e que as mesmas sejam implementadas. Alhos Vedros não pode continuar a crescer como dormitório de segunda categoria, senão no futuro os problemas a enfrentar serão muito maiores!

21.5.05

Uma semana é demasiado tempo...

Uma semana ausente é muito tempo... mas a minha vida não é só isto!...
O meu Sporting deixou fugir os dois pássaros que aparentemente teve na mão. Parece injusto, mas falta garra a uma equipa capaz do melhor e do pior. Técnica e táctica há muita... garra.... nem por isso! Para o ano há mais... entretanto... Bibó Puerto!
Na Sexta-Feira, dia 13 de Maio também estive presente na pós-inauguração do Fórum José Manuel Figueiredo, no recital/concerto da Orquestra Metropolitana do Concelho. Estavam lá todos os colunáveis políticos do concelho, nomeadamente da Freguesia e passo a citar: Moi même, ah pois é..., o Presidente, afinal Engº Técnico e não Dr., mas isso não lhe tira, como é óbvio qualquer mérito! Força Engº arrume a Drª! A nossa Presidente da Junta, o eterno candidato, Vitor Cabral, o meu amigo Raminhos e muitos mais que não citarei.
O concerto teve a sua qualidade, o reportório não era acessível para uma plateia não habituada, mas os agrupamentos da Orquestra estiveram bem! O que não esteve bem, mas o pessoal não tem culpa, é a ânsia de aplaudir em cada pausa ou mudança de andamento... é falta de conhecimento não há que levar a mal. O pior mesmo são os constante comentários no silêncio durante a actuação, isso sim já é má educação, mas este foi dos concertos a que assisti onde menos se tossiu!
Na Moita também vi um cartaz a anunciar uma candidatura independente à Câmara, um tal Luís Nascimento... irei informar-me e mais tarde comentarei... Não conheço o Sr., mas agrada-me a idéia de existirem candidaturas independentes (que não sejam demagógicas e de colagem ao poder como as do Isaltino e do Valentão)!
Saudações Alhosvedrenses.

12.5.05

O 'warm-up' da campanha eleitoral!

É interessante ler as 'Razões de uma candidatura' da Drª Eurídice Pereira, no Jornal da Moita de hoje, completadas pela intervenção (que de acordo com o mesmo orgão foi das poucas oradoras do encontro) no 'Fórum Novas Fronteiras' ... (granda cunha! digo eu!).
De qualquer forma não adianta nada de novo, limita-se a bater no poder local comunista e a avançar com propostas (algumas muito fáceis de rebater).
Mas do que gosto mesmo são as 'obras de regime' já identificadas, uma das quais de utilidade duvidosa, como a circular da vila da Moita e outras, que apesar de lógicas parecem-me demasiado demagógicas e inviáveis do ponto de vista financeiro, como a rede de mini-bus e a instalação de uma escola profissional, fazendo do concelho um polo dinamizador do ensino profissional na Península de Setúbal (em gestão a isto chama-se Visão)... Safa! Onde é que o PS vai buscar tanto dinheiro?... ah pois... também é referido no mesmo artigo que se vai valer das relações com o poder central... e do facto de pertencer ao mesmo partido do governo!... A minha questão, então, é a seguinte: para o PS (Governo Central) os municipes da Moita só têm valor se a Câmara fôr Rosa?
No entanto a cereja em cima do bolo é a defesa da regionalização...
Quem leu os artigos certamente notará que misturei um pouco os conteúdos (muito idênticos) de ambos, por isso indossiciáveis!
A campanha promete... o Dr. (há que ser coerente) João Lobo que se cuide!

Alhos Vedros e o Concelho

Para os muitos críticos e detractores da gestão da JFAV e da CMM, há que ter plena consciência que Alhos Vedros, apesar de ser a maior Freguesia em àrea, a Vila propriamente dita, é muito pouco significativa em população (logo em votos!) e os trabalhos que se fazem e os fundos que são disponibilizados acabam dispersos entre o Cabeço Verde, Barra Cheia, Rêgo de Água, Arroteias, Fonte da Prata, Morçoas, Vinha das Pedras, Campo da Forca, Francisco Pires... ufff!Uma coisa não tenho dúvidas, e tal como é requerido às organizações modernas, a JFAV deveria dispor de uma página na internet onde se promovesse a interactividade com a população (reclamações, sugestões, etc...) e promover debates públicos, onde seguramente teria que se confrontar com opositores, mas simultâneamente poderia explicar as tomadas de posição e os pontos de vista!
Acho que só teriam a ganhar!
P.S.
Há mais um blog no Concelho, o Salineiro que se denomina como: 'Blog de apoio à campanha PS no concelho da Moita'... mas tristemente apresenta-se vazio de idéias e conteúdos... Uma coisa tenho como segura a minha declaração de apoio à corrente gestão autárquica agitou as àguas...
Já agora... a entrevista da candidata do PS à CMM, apenas demonstra a atitude perante AV.
Se santos da casa não fazem milagres... esta Srª só deve ter vindo a AV em campanha... mais razões para re-afirmar a minha tomada de posição!

O observador...

No outro dia, enquanto caminhava entre o Centro dos Reformados e a Praça da República, comecei por observar os novos pilarestes e não é que todos estavam já demarcados... não vi nenhum que não tivesse uma mijadela canídea, suponho eu!
Para que a obra de requalificação tenha a dignidade devida (sei que ainda não foi inaugurada) precisa de uma bela esfregadela!

Continuamos sem saber quem é o candidato da CDU!... Em contrapartida conhecemos o do PS... Por mim é quanto baste!...

8.5.05

Acerca do trânsito em Alhos Vedros.

Do post do Alhos Vedros ao Poder, de hoje, relacionado com o trânsito e ordenamento de Alhos Vedros, deixo aqui, também, o meu comentário:

AV1,
Eu não seria tão mauzinho... no entanto nota-se alguma falta de planeamento.
Provavelmente não poderão ser traçadas novas ruas porques os terrenos devem ser privados (digo eu!), mas uma coisa a JFAV e a CMM podiam fazer, ordenar os fluxos de tráfico em sentidos únicos... nas Morçoas tal não me parece dificil, nem mesmo noutras zonas da Vila. Ao mesmo tempo poderiam ser pintados lugares de estacionamento num dos lados da faixa de rodagem...
Que tal irmos à próxima assembleia de freguesia?

7.5.05

Alhosvedrense Consciente / Melhor Ambiente

Recebi o folheto da Junta destinado às instituições de ensino da Freguesia, intitulado 'Criança Consciente / Melhor Ambiente'.
São de louvar as iniciativas que promovam a responsabilidade ecológica e que despertem a criatividade de forma simples, mais ainda, quando se destinam a crianças, pois a sensibilidade ecológica e a educação ambiental, são um dos maiores exemplos de cidadania e de respeito pelos outros e que devem ser estimuladas logo desde tenra idade.
A idéia de criar um brinquedo através de materiais de desperdício parece-me adequada, e a promoção, posterior, numa exposição será suficientemente motivadora para as crianças da Freguesia.
Apenas quero deixar o meu apelo aos Alhosvedrense para que tenham consciência e responsabilidade ecológica, evitando comprar alimentos e produtos excessivamente embalados, e quando tal for inevitável que optem por embalagens de cartão ou vidro. Posteriormente, tenham a preocupação, e não custa nada, em separar devidamente os desperdícios em casa e colocá-los no contentor de reciclagem correcto. Frequentemente verifico que há pessoas que fazem, aparentemente a separação dos desperdícios em casa e chegam ao contentor e colocam-nos de forma indevida, inviabilizando, por vezes, o trabalho de separação de todos os demais, pois acabam por contaminar todo o contentor.
Por último, reutilizar é apenas o segundo dos três 'erres', é importante, mas não tanto como o primeiro que é reduzir! O terceiro, reciclar é aparentemente aquele que muitos consideram o mais importante, mas que na realidade é tão só o último nas prioridades!

4.5.05

Resposta ao Conde de Alhos Vedros

Comentário à publicação do Conde de Alhos Vedros relativamente à minha eventual filiação no PCP:
A minha filiação, ou não, no PCP é algo que o parece incomodar!
Preocupa-o o facto de eu defender a autarquia, mas não o preocuparia, aparentemente, se eu fosse um crítico feroz da mesma!
Os meus comentários e publicações não têm qualquer alinhamento político-partidário nem buscam qualquer benefício pessoal! Apenas não alinho pela crítica militante! Quantos de vós que tanto criticam os orgãos autárquicos já participaram numa assembleia de freguesia ou municipal?
O facto de defender a autarquia (e ter declarado o meu apoio nas eleições autárquicas à CDU) não faz de mim um víl e perigoso comunista (marxista-leninista). Ou será que faz?... e se eu fôr um víl e perigoso comunista, mas trotskista?... é preocupante?... ou já é menos?... já pensou que posso ser até maoista?... Ou Socialista da terceira ou quarta via...
Defendo a autarquia (ou o poder que a representa) porque não gostaria de ver a CMM nas mãos do PS (quanto à junta de freguesia... depende de quem sejam os candidatos do PS e da CDU).
Não alinho pela maldicência militante, pois apesar de achar que muito poderia e deveria ser feito em Alhos Vedros e no concelho, também não sou crítico de tudo o que se faz... só porque é feito pelos militantes do Nº49 da Rua D. Diniz de Ataíde!...
Abertamente não tenho filiação partidária!
Abertamente, não me revejo em nenhum partido político Português, apesar de me considerar de esquerda!
Abertamente não gosto de carreiristas políticos!
Abertamente, e mais uma vez, escrevo aquilo que penso e defenderei (sem qualquer interesse ou benefício pessoal) a autarquia sempre que assim o entender e farei reparos (como já os fiz, é só ler o meu blog com atenção para o constatar) sempre que se justificarem!...
Para terminar, e muito sinceramente não vejo, onde é se insere o título da sua publicação: 'Viva a Democracia e a Liberdade'? Serei uma ameaça a ambas, por defender a autarquia?
Senhor Conde... por favor!

3.5.05

Ainda a requalificação da Praça da República

A Praça da República está a necessitar de uma boa lavagem. No entanto, e como ainda há gente a trabalhar nos retoques finais, há que dar crédito de mais alguns dias à autarquia.
O estacionamento tem de ser disciplinarizado na zona! O Brocas já mostrou um, mau, exemplo no seu blog.
Há que adequar os hábitos às novas situações e os condutores têm de passar a deixar o pópozinho estacionado em parques e caminhar um pouco até ao destino! Faz bem à saúde, não poluí e poupa recursos energéticos! Só vantagens!
Quem se desloca frequentemente a Lisboa e mesmo ao Barreiro sabe como é!
A JFAV e a CMM não devem permitir o abandalhamento da zona... a começar pelo estacionamento selvagem!
Já agora, e para os detractores dos pilaretes, se estes não existissem já estão a imaginar como seria a zona! Eu até vou mais longe... ainda faltam pilaretes, nomeadamente em frente da Barbearia do Estreia!
Voltando à minha quase obcessão, continúo a achar que não faz sentido os autocarros passarem pelo interior da vila, muito menos agora com o empedrado.
O estacionamento dos residentes terá de ser tido em conta... Que tal uns parquímetros durante o dia e lugares para residentes à noite?

Semelhanças

Não posso deixar de notar alguma semelhança entre o artigo de opinião do Vitor Cabral, publicado no Jornal da Moita, edição de 28 de Abril de 2005, e os 'posts' e respectivos comentários publicados nos três blogs que mais têm intervindo no debate de idéias sobre Alhos Vedros (o Alhosvedrense, o Alhos Vedros ao Poder e o Blog do Brocas... o Conde que me desculpe, mas ultimamente anda muito offline!)...
Até os parques infantis são referidos em post scriptum...
Há situações que só um cego não vê! Mas, sinceramente não me parece que todo o executivo da JFAV e da CMM andem a dormir! E a obra tem os seus méritos!
Independentemente do que poderia ter sido feito, contínuo a achar que foi uma boa intervenção e que é sem dúvida uma obra importante e dignificadora de Alhos Vedros e do seu centro que estava, e contínua, degradado.
Para finalizar, as referências no pavimento de circulação rodoviária, poderiam ter sido efectuadas em lancil de cor escura, pois permitiria distinguir melhor os limites de circulação sem embater nos pilaretes... de qualquer forma há que conduzir devagar e aproveitar o espaço para andar a pé!