Efectivamente o que li hoje na edição do jornal Público não me surpreende.
A CP está a considerar concessionar a Linha do Sado, entre Pinhal Novo e Praias do Sado (obviamente!) à FERTAGUS! O Troço Pinhal Novo - Barreiro, já desde há muito tempo parente pobre das unidades de Suburbanos da CP deverá ser deixado ao 'abandono'... talvez... até que lá para o ano 2010 ou mais, este troço entre Barreiro e Pinhal Novo, seja integrado no Metro Sul do Tejo (?).
A linha Barreiro-Pinhal Novo, na verdade, nunca teve muito sentido no que concerne ao tráfico de passageiros, nem na ligação Norte-Sul. Sem uma ponte, ferroviária, a ligar Lisboa ao Barreiro, e com o tráfego de passageiros entre Lisboa - Algarve/Alentejo a passar, actualmente e com toda a lógica, pela Ponte 25 de Abril, não tive dúvidas que a existência do 'ramal' Barreiro - Pinhal Novo só fará sentido, como troço de ferrovia pesada, enquanto as poucas fábricas existentes no Barreiro a utilizarem.
A minha memória apenas me permite recordar os acontecimentos pós 75/76, do século passado, mas tenho presente os comboios de passageiros para o Algarve, no Verão e aos fins-de-semana, com 10 e mais carruagens, totalmente cheios. Comboios de mercadorias imensos (desconheço se cheios ou não!), e os suburbanos que nas horas de ponta circulavam cheios em ambos os sentidos.
Agora, desconheço, se o serviço melhorou com a utilização das automotoras diesel, apenas tenho a convicção que o desinvestimento no comboio é mais uma machadada para uma área da margem sul votada ao abandono!
Relativamente aos eixos Almada-Seixal e Montijo-Alcochete-Palmela, o eixo Barreiro-Moita está muito esquecido e abandonado! Pior mesmo só Sesimbra que nem de acessos rodoviários decentes dispõe.
26.3.05
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2 comentários:
Ao abandono e a levar com refugo como é o caso da porcaria de comboios que puseram a fazer o transporte de passageiros, eu sentado se alguem se senta á minha frente tenho de me encolher todo.
Estes tipos não querem saber da malta.
Brocas, concordo plenamente!
Estas automotoras, pomposamente chamadas UTD - Unidades Triplas Diesel, creio que, estiveram ao serviço na linha do Oeste, antes de virem servir os 'parentes pobres' da linha do Sado!
C'est la Vie!
A verdade, por muito dura que nos pareça, é que Barreiro e Moita não têm peso, nem político nem económico para exigirem mais do governo!
Talvez, um dia, se a ponte vier para o Barreiro... mas prefiro assim a ter o 'desenvolvimento' do Montijo e Alcochete... afinal sou um nostálgico!
Um abraço e Boa Noite!
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