17.7.05

Quem não sabe... pergunta!

A integração da Barra Cheia na REN deve-se única e exclusivamente à existência no sub-solo do maior e um dos melhores aquíferos do país!
E esta hem? Que fazer então?
Por muito respeito que tenha por quem trabalha e cuida da terra, como os nossos conterrâneos da Barra Cheia, temos de compreender as razões da CMM e do Estado Português (sim porque esta questão extravasa as competências da CMM) em querer preservar uma das maiores riquezas do país, uma das grandes valias da Freguesia de Alhos Vedros (mais uma escondida!) e do Concelho da Moita.
Sem querer atingir ninguém, chama-se a esta atitude ver a floresta em oposição a ver apenas a árvore!
Contra mim falo, mas quando surgem questões importante e polémicas tento obter informações de quem realmente conhece o assunto e que sabe porque razão se decidiu de determinada forma.
Como quase sempre, obtenho respostas que me tranquilizam e satisfazem!
Apesar de o saber, a CMM, através da CDU tem uma gestão coerente e equilibrada, não se comentendo loucuras nem enveredando por caminhos que coloquem o futuro em risco (isto é para aqueles que acusam a CMM de endividamento excessivo... falso... muito falso... espero que as omissões e inverdades sejam devida e atempadamente desmascaradas!). Estes são caminhos tentadores, mas por serem muito faceis no imediato, trazem dificuldades e disabores futuros. Apesar de discordar de algumas decisões e projectos da CDU concordo com a maioria deles e valorizo-os ao contrário de muitos que mais não fazem que apontar erros.
Poderia escrever sobre o estado da Escolas Primárias e Jardins de Infância do Concelho, poderia falar do sistema de abastecimento de água e saneamento que serve a quase totalidade do Concelho, dos apoios às colectividades e associações, poderia falar de imensas 'obras' que a CMM faz e que são pouco 'visiveis' e que muitos preferem ignorar ou desvalorizar.
Esta discussão do PDM, e muitas outras que salutarmente por aqui vamos tendo, fazem-me lembrar a discussão que me levou a criar este blog, e que estava relacionada com o reperfilamento da Av. Marginal na Moita e que muitos ja discutiam se se ia construir um viaduto ou uma pala que cobrisse a marginal, quando afinal os 'pilares' que se estavam a 'pré-fabricar' não eram, nem mais nem menos, que peças do sistema de saneamento, especialmente projectadas para zonas alagadas...
Todos somos livres de opinar e criticar, mas por vezes irrita o facciosismo e o facilitisnmo com que se-o faz.
Muito há para fazer, muito mais poderia ter sido feito, mas há que compreender que tudo tem o seu timming e medidas que agora nos parecem muito lógicas não o eram assim tão óbvias anteriormente, até porque as prioridades eram diferentes. Refiro-me, por exemplo, às fábricas, que anteriormente eram unidades criadoras de riqueza e emprego e agora não passam de 'monstros' esventrados e degradados, mas convém recordar os mais distraídos que se dependesse do poder local tais unidades nunca teriam sido encerradas, e sempre que foi necessário apoiar os trabalhadores CDU local esteve sempre presente!
Por isto, e por muito mais, apoio a CDU no Concelho da Moita!
Sem dúvida a melhor equipa!
... Continuo a ser o blog desalinhado!

15.7.05

Empedrado

Uma achega ao post do amigo Brocas, relativamente à remoção do empredado e colocação de alcatrão no inicio da Praça da República.
Se excluirmos o 'palacete' da Chica Dias, ali na zona abrangida pelo 'asfalto de substituição' mora apenas e só, o ex-presidente Fernando Madeira e o Panóias... já a vivenda vizinha da do Panóias é do João Cruz, se a memória não me atraiçoa!
Segundo consta a razão desta alteração deve-se à vibração provocada pela passagem dos veículos junto às casas. Para a CMM efectuar a alteração é porque deverá haver algum 'critério' cientifico para a decisão. O descanso, ou a falta dele por efeitos do ruído, poderá ter sido outra das razões. Prezo muito o descanso de todos os citados, que conheço, e de todos os demais, que apesar de ilustres desconhecidos, para mim, merecem usufruir do mesmo direito ao descanso.
A solução, a meu ver, passaria pelo desvio do trânsito pela 'variante', nomeadamente do tráfico de autocarros.
Duvido que o ruído, mesmo com empedrado (ainda me lembro vagamente da rua Cândido dos Reis ser em empedrado e todos dormiam o sono dos justos acho eu) seja maior do que quando todo o tráfego de pesados e ligeiros entre a Moita e Barreiro, circulavam por Alhos Vedros!
Mudando de assunto:
Sem querer atingir o Vardasca ou mesmo o Cabral, estou deveras curioso por saber que propostas e ideias têm eles para AV!

11.7.05

Não estou 'formatado' pá!

O facto de discordar com algumas das opções da CMM não significa que não continue a confiar, mais, na gestão da CDU do que em qualquer outra, inclusivé do BE.
Como adepto do desenvolvimento sutentado não posso jubilar com o desenvolvimento do modelo baseado no consumo de cimento para criar guetos e bairros desumanizados. Se dependesse de mim, acreditem, nem mais uma nova urbanização surgiria na Freguesia de Alhos Vedros! Que se recuperassem as casas antigas e devolutas e se responsabilizasse cada um dos moradores pelo estado do espaço contíguo à casa de cada um!
Agora, não nos podemos esquecer, que o interesse comum colide com o interesse particular, nomeadamente dos proprietários que não estão dispostos a abdicar das 'ruínas' para construir com pouca volumetria, pois isso pouco retorno lhes trás!
O que deveria ser criado (não sei se existe) era um imposto sobre os edificios abandonados e devolutos. se calhar as recuperações coercivas...
Para os críticos do arranjo da Praça da República, apenas re-afirmo que, foi uma intervenção muito bem conseguida, pecando apenas, pelo facto de não se conseguir fechar o quarteirão pela Rua do Hospital e pela D. Diniz de Ataíde! Até que nem falta assim tanto... e mais retirar a circulação dos autocarros!... de qualquer forma... gostos não se discutem!

9.7.05

O blog desalinhado

Apoio a CDU porque acho que de todas é a força política mais coerente e credível!
Mas também não ponho as mãos no fogo por ninguém e não concordo, como poderão constatar pela leitura, atenta, do meu blog, com tudo o que o executivo camarário faz!
Relativamente ao PDM, discordo, como é obvio, da total betonização da Freguesia de Alhos Vedros! Nem poderia ser de outra forma...
Mas gostava de saber, por exemplo, além das propostas de preservação do património, que idéia tem o BE para o Concelho? E em particular para a Freguesia de AV?...
E o PS?
Mais, que contributo tiveram, ou que críticas efectuaram estas duas forças políticas ao PDM?
Que alterações pretendem que se façam?

O PS na CMB

Mais palavras para quê?
Pretende-se o mesmo para o Concelho da Moita?

http://www.distritonline.pt/seccoes.php?nid=1711

2.7.05

Fast-food político

Vivemos no mundo do Photoshop, dos directos em diferido, dos discursos encenados onde já nada é natural, criando dúvidas e desconfiança por parte dos mais cépticos relativamente à veracidade e reais intenções dos que a nós se dirigem!
O políticamente-correcto está para a política assim como o 'fast-food' está para a restauração: saboroso, apetitoso ao olhar e sustentado por caras e intensivas campanhas de marketing onde nos querem fazer crer que tudo é perfeito e saudável, mas com graves consequências a médio/longo prazo!
Hoje em dia, com a 'divinização' do dinheiro e da economia, os valores e integridade passaram para um plano secundário para a maioria das pessoas, e é a esses que esta cultura 'fast-food' se dirige! E são esses que acabam por ditar a sua má sorte (e a dos outros também)!
Para quando o fim dos directores de marketing nas campanhas?
Quando é que os políticos deixam de ser tratados como mercadoria e passam a poder ser eles próprios?
Estas campanhas estudadas até ao ínfimo detalhe, na minha opinião, são mais contra-producentes do que benéficas!
A decisão de votar em 'políticos de consumo' é exclusivamente nossa, mas também caberá a estes deixarem de ser 'prostitutos' do poder e passarem a ser homens livres, eleitos por aquilo que são e não pela quantidade de outdoors, videos e entrevistas encomendadas que deram!
Mais depressa voto num candidato de T-Shirt que me convença dos seus argumentos do que num engravatado com discurso dúbio...
Mas eu sou um 'gajo' estranho...

1.7.05

Já começou...

O PS já iniciou uma das suas principais batalhas, devem achar eles, para a conquista da CMM...
Mais tarde desenvolverei o tema...

Cartazes da CDU

Já vi os cartazes da CDU, onde o João Lobo se apresenta com pose de estadista!
O cartaz está profissional, como a CDU nos habituou, o homem até ficou bem no retrato, mas... esperava algo diferente da CDU!
Sinceramente, apesar de não ser o caso, acho que demasiada formalidade na política não é mais do que uma forma de disfarçar a incompetência!
Porque não se fez uma foto com o homem de polo ou simplesmente de camisa?

BE em Alhos Vedros

Não tendo a intenção de votar no BE para as eleições autárquicas não nego que nutro alguma simpatia por esta força política, apesar de por vezes achar que cometem verdadeiros actos de suícidio quando tentam defender o indefensável (à semelhança do PCP).
Reconhecemdo capacidade a alguns membros nacionais e locais do BE, fiquei deveras pasmado com o anúncio da candidatura do Carlos Vardasca para Presidente da JFAV.
Nada me move contra o Vardasca, conhecendo-o desde há largos anos, sempre o considerei um homem inteligente e esforçado, mas também não sou capaz de lhe reconhecer capacidade de liderança e carisma para ser Presidente da Junta de Freguesia.
De qualquer modo não tenho dúvida que o Bloco poderá ser o fiél da balança. Não acredito que possa, directamente ganhar a JFAV ou a CMM à CDU, mas poderá entregá-las ao PS. Se bem que este cenário é mais provável na CMM do que em Alhos Vedros.
O futuro o dirá!
A campanha ainda mal começou...