28.3.05

K@oS!

Entrar e sair de Alhos Vedros, nos últimos dois meses é um exercicio de paciência!
Como se já não chegasse o caos gerado pelas obras na Praça da República, agora a Av. Humberto Delgado tem parte de umas das faixas interrompida!
Sei que a evolução tem destes inconvenientes, mas a situação está caótica!
É a meu ver, importante e urgente, discutir a problemática do estacionamento e o ordenamento da circulação no interior da Vila!
Existem várias aberrações que poderiam ser facilmente solucionadas ordenando os sentidos de circulação!

26.3.05

O fim da linha!

Efectivamente o que li hoje na edição do jornal Público não me surpreende.
A CP está a considerar concessionar a Linha do Sado, entre Pinhal Novo e Praias do Sado (obviamente!) à FERTAGUS! O Troço Pinhal Novo - Barreiro, já desde há muito tempo parente pobre das unidades de Suburbanos da CP deverá ser deixado ao 'abandono'... talvez... até que lá para o ano 2010 ou mais, este troço entre Barreiro e Pinhal Novo, seja integrado no Metro Sul do Tejo (?).
A linha Barreiro-Pinhal Novo, na verdade, nunca teve muito sentido no que concerne ao tráfico de passageiros, nem na ligação Norte-Sul. Sem uma ponte, ferroviária, a ligar Lisboa ao Barreiro, e com o tráfego de passageiros entre Lisboa - Algarve/Alentejo a passar, actualmente e com toda a lógica, pela Ponte 25 de Abril, não tive dúvidas que a existência do 'ramal' Barreiro - Pinhal Novo só fará sentido, como troço de ferrovia pesada, enquanto as poucas fábricas existentes no Barreiro a utilizarem.
A minha memória apenas me permite recordar os acontecimentos pós 75/76, do século passado, mas tenho presente os comboios de passageiros para o Algarve, no Verão e aos fins-de-semana, com 10 e mais carruagens, totalmente cheios. Comboios de mercadorias imensos (desconheço se cheios ou não!), e os suburbanos que nas horas de ponta circulavam cheios em ambos os sentidos.
Agora, desconheço, se o serviço melhorou com a utilização das automotoras diesel, apenas tenho a convicção que o desinvestimento no comboio é mais uma machadada para uma área da margem sul votada ao abandono!
Relativamente aos eixos Almada-Seixal e Montijo-Alcochete-Palmela, o eixo Barreiro-Moita está muito esquecido e abandonado! Pior mesmo só Sesimbra que nem de acessos rodoviários decentes dispõe.

23.3.05

O Alhosvedrense!

Nasceu mais um Alhosvedrense!
Não foi no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, actualmente encerrado e a ameaçar a ruína, mas no Blogspot!